ENCCEJA
Exame Nacional para Certificação de Competências
de Jovens e Adultos



Inscreva-se!

Encceja - A Escola de Negócios em parceria com Instituto Educacional Alfa e com objetivo ampliar as oportunidades de acesso às escolas para aqueles que não tiveram possibilidade de dar continuidade aos seus estudos no Ensino Fundamental (antigo 1º grau) e Ensino Médio (antigo 2º grau), apresenta ENCCEJA. Com uma metodologia inovadora irá auxiliar aos interessados durante o período de estudo os materiais (apostilas) e o apoio de professores especializados para tirar dúvidas. Esse treinamento está pautado no aprendizado das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, História, Filosofia, Sociologia, Educação Física e Inglês.


Disciplinas


Língua Portuguesa e Literatura

Língua Portuguesa e Literatura


Saiba mais



Matemática

Matemática


Saiba mais


Historia

História


Saiba mais


Filosofia

Filosofia


Saiba mais


Sociologia

Sociologia


Saiba mais



Educação Física

Educação Física


Saiba mais


quimica

Química


Saiba mais


Inglês

Inglês


Saiba mais

História

Os temas estudados na 3a série do Ensino Médio relacionam-se ao século XX, estando bastante próximos do contexto atual. Alguns deles não estão presentes somente no vocabulário de especialistas e estudiosos, mas aparecem, também, nas notícias de jornais. Várias pessoas com as quais convivemos vivenciaram a ditadura militar no Brasil acompanharam a derrocada da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, assim como os mais velhos escutaram no rádio notícias sobre a Segunda Guerra Mundial.

Dessa forma, daremos prioridade aos acontecimentos da primeira metade do século XX da história europeia. O Imperialismo, ou Neocolonialismo, provocado pela corrida industrial competitiva e nacionalista, iniciada no século anterior, será à base dos conflitos entre as principais potências formadas desse processo, que gerou uma infinidade de consequências, dentre as quais podemos citar: a dominação europeia de regiões consideradas, pelo pensamento do supremacismo branco, atrasadas e habitadas por populações hostis e pouco desenvolvidas.

A Segunda Guerra Mundial pode ser analisada como um conflito resultante dos efeitos da Primeira Guerra, da Crise de 1929 e do Imperialismo estadunidense.

A crise econômica promoveu o fortalecimento do fascismo, assim como os tratados de paz firmados após o término da Primeira Guerra. Por último, o expansionismo japonês, em atrito com a presença estadunidense no Pacífico, concretizado durante a batalha de Pearl Harbor, também contribuiu para a amplitude da Segunda Guerra.

No Brasil, as décadas de 1920 e 1930 evidenciaram as influências do contexto mundial na vida social e política. A Crise de 1929, o nazi fascismo e a Segunda Guerra Mundial marcaram o Período Vargas – que se estende de 1930 a 1945.

Demonstraremos temas de História selecionados referem-se ao século XX, mais especificamente ao contexto pós-Segunda Guerra Mundial. Nesse período, as potências vencedoras, Estados Unidos e União Soviética, estabeleceram domínios bélicos e geopolíticos em diversas regiões do mundo.

Os aliados dessas potências adotaram, respectivamente, o capitalismo ou o socialismo como sistema sociopolítico para seu respectivo país, e a introdução desses modelos reconfigurou divisões políticas, culturas milenares, exércitos, indústrias, armamentos, esportes, padrões de consumo e de comportamento.

Em um mundo dividido entre capitalistas e socialistas, a liberdade de pensamento político não era uma conquista fácil. Para garantir os seus rincões de influência, estadunidenses e soviéticos desarmaram ou armaram exércitos, instituíram ou destituíram governos, colaborando eficazmente para a construção de uma atmosfera de medo relacionado à possibilidade de uma guerra atômica, comandada, à distância, por alguns botões.

Trabalharemos também com o recrudescimento dos regimes ditatoriais na América Latina e a abertura política posterior às décadas de 1980 e 1990 e, consequentemente, a formação de uma Nova Ordem Mundial pós-Guerra Fria e vários blocos econômicos, que destruíram a “antiga” ordem bipolar. Merecem destaque ainda, as manifestações sociais ocorridas durante os regimes militares e a construção de grupos de defesa dos direitos civis nas sociedades democráticas que ressurgiram após décadas de ditadura.

Filosofia

Retomaremos questões referentes ao caráter da Filosofia no Ensino Médio, considerar o percurso percorrido desde a primeira série, reelaborar o seu entendimento acerca da Filosofia e a sua importância para a formação que visa aprimorar a atitude cidadã. Para aprofundar os seus conhecimentos acerca do discurso filosófico, destacamos alguns textos, reflexões e exercícios que tratam das possibilidades do filosofar, das relações entre o discurso filosófico e o discurso do tipo religioso e, ainda, sobre as teses que envolvem o campo da política.

Para atender a perspectiva de uma educação comprometida com uma formação integral que, além de habilidades técnicas, promova a reflexão crítica e a postura solidária, propomos como temas a serem abordados voltados para a compreensão do ser humano como um ser racional e passível de se envolver com a reflexão ética e com a atuação cidadã. Procuramos introduzir e aprofundar temas e pensadores para o entendimento das questões e dos desafios da política. Nesse sentido, você entrará em contato com o pensamento filosófico de Platão e Rousseau, dois pensadores fundamentais no que se refere ao pensamento filosófico voltado para as questões políticas. No tratamento dos temas aqui citados procuramos colocar no centro das reflexões e discussões a realidade que se processa a partir de experiências existenciais e, nesse sentido, você será convidado a refletir sobre as condições de intervenção, na busca por um mundo melhor.

Encerraremos o ciclo de estudo da Filosofia no Ensino Médio, pois, como você certamente já compreendeu nunca se sabe o bastante e a busca pelo conhecimento não tem uma linha de chegada. Como dissemos desde o início, o objetivo de ensinar Filosofia no Ensino Médio não é formar novos filósofos ao final do curso, assim como também não se formam matemáticos, químicos, físicos, biólogos, profissionais das letras, educadores físicos, artistas, geógrafos, historiadores ou sociólogos durante esta etapa do ensino. Logo, o estudo de todas as disciplinas no Ensino Médio serve para ajudá-lo nas suas escolhas daqui para frente, além de torná-lo uma pessoa mais capaz de observar e compreender o mundo em que vivemos, para transformá-lo em um lugar cada vez melhor para si e para todos.

Você estudará quatro temas principais: as relações entre Filosofia e Ciência, a liberdade, as relações entre Filosofia e Literatura e, por fim, a felicidade. Para abordar as relações entre Filosofia e Ciência, confrontaremos o discurso filosófico e o discurso científico, buscando entender o que eles têm em comum e o que têm de diferente. Faremos isso não apenas com base no que já se sabe historicamente sobre essa relação, mas também por meio de exercícios de comparação entre os dois discursos. Para abordar o tema liberdade, apresentaremos três teorias que buscaram compreender a natureza do ser humano como alguém capaz de ser livre e que também enfrenta limites à sua liberdade: o libertarismo, o determinismo e a dialética. A partir dessas teorias, discutiremos um dos problemas fundamentais da Filosofia: O ser humano é livre? Para estudar as relações entre Filosofia e Literatura, confrontaremos o discurso literário com o discurso filosófico, também procurando observar o que eles têm em comum e o que têm de diferente. Em relação ao tema da felicidade, serão apresentadas duas teorias: o epicurismo e o estoicismo. Além disso, refletiremos sobre questões atuais relacionadas ao tema, como o prazer a qualquer preço, o imediatismo na busca da felicidade e a relação com a morte. Para fechar o volume e as reflexões filosóficas desta série, refletiremos sobre a felicidade tomando como base as condições individuais que levam uma pessoa a ser feliz ou não e, também, algumas condições sociais que podem favorecer a felicidade.

Estudando esses conteúdos, você poderá refletir acerca de situações polêmicas do dia a dia, criticando- as e questionando-as de maneira mais aprofundada, ultrapassando o senso comum e se aproximando mais do discurso filosófico e do discurso científico, evitando o “porque sim”.

Educação Física

Serão abordados temas com a intenção de permitir a você ampliar os conhecimentos elaborados em aula, registrar dados importantes, sistematizar pesquisas e fazer anotações de seu interesse. Os temas tratados serão “Luta”, “Corpo, saúde e beleza”, “Atividade rítmica”, “Lazer e trabalho” e “Contemporaneidade”.

No tema “Luta”, o assunto é o boxe, modalidade na qual atletas brasileiros se destacaram internacionalmente.

Você entenderá que essa prática carrega um conjunto de signos e significados que podem ser aprendidos para entendimento da competição. Perceberá que a prática requer preparo físico e emocional e respeito ao adversário que participa da luta. Poderá desenvolvê-la em aula com vistas a se apropriar de mais um elemento da Cultura de Movimento, visando à orientação da prática regular e sistemática de atividade física para a manutenção de uma vida saudável.

No tema “Corpo, saúde e beleza”, você estudará os princípios do treinamento físico: sobrecarga, individualidade e reversibilidade. A intenção é orientá-lo quanto à possibilidade de gerenciamento mínimo de uma prática regular de atividade física. A intenção não é transformá-lo num profissional de Educação Física, mas, a partir do seu aprendizado durante toda a Educação Básica, prepará-lo para que seja mais autônomo e crítico em relação à prática de atividades físicas e ao seu próprio estilo de vida.

O tema “Atividade rítmica” abordará o hip-hop e o street dance. Você terá a possibilidade de compreender as manifestações rítmicas da cultura jovem e, mais do que dançar, você poderá construir sua prática de acordo com os conteúdos que circundam seu meio.

A ginástica laboral é o assunto tratado em “Lazer e trabalho”. O estresse e a demanda de muitas horas destinadas ao trabalho favorecem o aparecimento de vários problemas de saúde. A ginástica laboral assume papel importante em relação à qualidade de vida. A apropriação desse conhecimento permite a reorganização da própria rotina, com o objetivo de reduzir o estresse e a sobrecarga no organismo.

No tema “Contemporaneidade”, o assunto será esportes radicais. Um assunto atual que a cada dia envolve maior número de adeptos e praticantes. Assim, participar desses esportes conscientes das limitações e das necessidades de preparo corporal é condição primordial para o sucesso, prazer, bem-estar e para a manutenção regular da atividade.

Este volume oferece a oportunidade para você pesquisar, identificar, analisar, individualmente ou em grupo, questões a respeito do mundo atual e da necessidade de prática de atividades físicas regulares.

Completará o aprendizado dos conteúdos e temas tratados pela Educação Física durante toda a sua escolarização básica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Mais uma vez, você terá oportunidade de registrar suas descobertas ou pesquisas, além de usá-lo para organizar as tarefas a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física.

Os temas propostos neste volume serão “Atividade rítmica”, “Lazer e trabalho”, “Contemporaneidade”, “Corpo, saúde e beleza” e “Organização de torneios esportivos e festivais de dança, ginástica e luta”.

No tema “Atividade rítmica”, o assunto é uma das manifestações da cultura rítmica nacional, o samba. Você compreenderá o processo histórico e a diversidade de possibilidades do samba, assim como algumas de suas várias ramificações.

No tema “Lazer e trabalho”, o lazer como direito do cidadão e dever do Estado será tratado com a intenção de promover uma conscientização a respeito das necessidades e possibilidades de lazer para a sociedade. Integrada à temática de “Lazer e trabalho”, propõe-se a discussão da virtualização do corpo e dos jogos virtuais, videogames e jogos de botão como algumas possibilidades do tema “Contemporaneidade”. Ainda no tema “Lazer e trabalho”, você verá que é possível estruturar o tempo livre com o objetivo de favorecer a prática regular de atividades físicas. Em conjunto com o tema “Corpo, saúde e beleza”, você poderá entrevistar várias pessoas e propor uma ação de intervenção na comunidade escolar.

No tema “Organização de torneios esportivos e festivais de dança, ginástica e luta”, você será convidado a desenvolver ações para estruturar um campeonato, torneio ou festival de esporte, luta, dança e ginástica.

Inglês

Você já sabe que o inglês e a língua mais usada nas comunicações internacionais e cada vez mais comum usarem o idioma sem sair do Brasil. Ao entrar em contato com outros povos, podemos aprender sobre seus países e sua cultura, ao mesmo tempo em que transmitimos informações sobre nosso país e nossa cultura.

Você está se aproximando do momento em que deixara a escola; o conhecimento, adquirido até agora será a base para sua formação futura. Com este Caderno, você retomará assuntos importantes para sua vida e para a sociedade, como o voluntariado. O trabalho voluntario pode ser uma experiência pessoal muito enriquecedora e bem visto pelas empresas quando consta do currículo dos candidatos a emprego. Neste volume, você também revisará a linguagem associada com o gênero “anúncio de emprego”, que inclui as habilidades e responsabilidades pertinentes a várias funções. Mais uma vez, o inglês lhe permitirá falar sobre você e suas experiências, agora enfatizando suas qualificações para a atuação profissional.

Desde que teve os primeiros contatos formais com a língua inglesa como parte de seu currículo escolar, você aprendeu que são muitas as oportunidades para aprofundar seu conhecimento sobre esse idioma. Você sabe que a língua inglesa está presente em seu dia a dia de várias formas: em anúncios e slogans publicitários, na internet, em dizeres impressos em peças de vestuário, em notícias sobre esportes. Assim, e fácil compreender o que é apresentado nas aulas regulares, através de sites, redes de relacionamento, músicas e filmes, por exemplo.

MATRIZ
Av. Paulista, 1159 - 16º andar Bela Vista - São Paulo / SP
CEP: 01311-200

ATENDIMENTO
(11) 3253-2040
(11) 98118-8809